O ar esfria, as fogueiras se acendem e as ruas se preenchem com uma estética que, embora frequentemente reduzida ao entretenimento e à tradição comercial, carrega em uma carga antropológica profunda.
Ler as festas juninas como um fenômeno estritamente alegórico é perder de vista que, ali, encontramos uma complexa ação de resistência cultural da memória popular.
Na literatura brasileira, poucos autores compreenderam tão bem essa dinâmica quanto Guimarães Rosa e Ariano Suassuna. Para eles, o sertão e as festividades rurais não eram apenas cenários; eram a própria “fábrica” do real.
Quando lemos Grande Sertão: Veredas ou os dramas de Auto da Compadecida, somos confrontados com a percepção de que a festa (o folclore, o rito, a performance) é uma forma de linguagem. É a maneira como o corpo social brasileiro articula medos, crenças e resistência, tudo diante de um projeto de país que, por séculos, tentou silenciar essas manifestações.
O que acontece em um arraial (tal como no carnaval, como bem estudou o antropólogo brasileiro Roberto DaMatta) é, na verdade, uma suspensão temporária da ordem hierárquica. O sagrado e o profano se fundem em um espaço de negociação.
Ao observarmos a dança, a música e a dramaturgia presentes nessas celebrações, estamos diante de uma performance política. Ou seja, não é apenas uma dança para entreter; é uma coreografia que reafirma a existência de grupos que, de outra forma, seriam invisibilizados.
Para nós, leitores e editores que nos propomos a pensar o Brasil, junho é um convite para treinar o olhar.
A literatura nos ensina que a tradição nunca é estática. O folclore é uma “tecnologia” que sobrevive porque se adapta, porque se reinventa e porque, acima de tudo, recusa-se a ser esquecido.